Ultimas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vaidades e amadorismo estão acabando com o futsal

 

Não são apenas os atletas que sofrem as consequências de um projeto mal elaborado. Supervisores e diretores são penalizados na mesma forma, ou seja, dispensados durante as principais competições da temporada.

Claro, que não se deve cometer nenhum tipo de injustiça, ou generalizar toda a situação, até porque existem cidades onde o futsal é levado a sério, principalmente no sul do país. Mas o que se vê por ai, são municípios ‘brigando’ pelo ego entre seus comandantes.

Muitos destes usam a modalidade apenas como apoio em épocas de eleições, visando uma possível vitória nas urnas, e consequentemente um bom papel nos Jogos Regionais ou Jogos Abertos do Interior. Além disso, uma partida com transmissão ao vivo pela TV serve como ‘alicerce’ para a autopromoção, esquecendo-se que são os atletas as principais atrações do evento, e não candidato ‘A’ ou candidato ‘B’.

Recentemente, durante entrevista coletiva para a apresentação da nova equipe profissional de basquete, dirigentes da SE Palmeiras falaram sobre o futuro do futsal no clube, o qual dependia de um patrocinador para ‘sobreviver’. Após esta informação, alguns atletas se lançaram no mercado e já regularizaram suas situações;

Nesta semana, o supervisor do Suzano/São Paulo/Penalty, Ivan Spósito, foi liberado pela secretaria de esportes do município. O principal motivo era a redução na folha de salários, além da atual fase da equipe na categoria adulta.

Em outras cidades da grande São Paulo e interior, muitas equipes ‘balançam’ para não fechar as portas. Porém, o Araçariguama, após disputar pela primeira vez a Liga Paulista, encerrou suas atividades antes mesmo das finais da competição.

Por ética ou receio  em perder o pouco que ainda lhes restam, muitos atletas e treinadores preferem o silêncio para que seus empregos também não cheguem ao fim antes da hora, ou que futuramente, portas sejam fechadas. Mas ainda assim, em redes sociais, o desabafo e a indignação de boa parte destes profissionais são constantemente lidos, no entanto, ainda não o suficiente para sensibilizar seus respectivos 'coronéis'.

3 comentários:

  1. Olá Gilberto!

    Então sou contrária a sua opinião, este não é o caso de coronéis e sim da falta de apoio a modalidade, me diz qual campeonato tem premiação em R$, carro ou outro como acontece no futebol, qual espaço na TV aberta o futsal tem? Até mesmo qual apoio a Federação Paulista dá???

    O que sei é que são cobradas taxas e mais taxas para no fim o time campeão sair apenas com medalhas e troféus... Como também a falta de espaço na mídia acaba distanciando possíveis patrocinadores e assim fechando o ciclo que o time tem se virar financeiramente sozinho, arcando com custos de arbitragens, viagens, hospedagens, pagamento de funcionários/atletas e entre outros gastos que todos que conhecem o meio sabem.

    Novamente, sou contrária a sua opinião, por que a chamada não deveria ser “Vaidades e Amadorismo estão acabando com o Futsal” e sim “A falta de apoio aos times de futsal vem dificultando a sua trajetória”.

    Humildemente peço que repense e faça uma matéria “de campo” com o outro lado da história, deixando de lado palavras como vaidade, amadorismo e coronéis e levantando a bandeira que o futsal é um dos esportes que mais agrega crianças, que deve ter mais espaço na mídia aberta e mostrar a iniciativa privada que vale a pena apoiar/incentivar a modalidade e começar a se ter premiações nos campeonatos que os times consigam muito mais que as tais medalhas e troféus.

    E só pra finalizar me veio a pergunta de quem é o Amadorismo das equipes ou da Federação?

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que vc fala parece que os diretores e supervisores do Futsal são extremamente profissionais sendo que a maior parte deles tbem não são. Sendo eles em uma grande maioria pai de candidatos a jogadores ou amigos que se infiltraram no Futsal acompanhando os mesmos ou ate mesmo dando micro patrocínios para as equipes.No caso dos ex jogadores muitos tiveram grandes oportunidades de ao mesmo tempo que jogaram fazer uma boa faculdade e se especializar , mesmo sem a necessidade de pagar por esse estudo , através de bolsas de estudos que ganhavam devido seu bom futebol mas ao invés disso preferiam ficar jogando torneios extras oficiais a procura de diversão e caça níquel .Ai veio a idade buscam desesperados ex pseudos dirigentes de equipes e se oferecem para a função.Faça uma busca e veja o grau de instrução dos coordenadores das equipes .
    Em relação a esses times de prefeituras concordo com a motivação política que envolve o esporte visando mais o ganho na urna .Porem quantas equipes deixaram de existir devido os próprios ¨ dirigentes considerados profissionais do futsal sendo eles tbem ex atletas e treinadores , que após serem convidados para iniciar um projeto na cidade , a primeira preocupação era em convidar jogadores que aceitavam dividir parte de seus salários com os mesmos .
    Vamos as categorias de base ;
    Aqui em São Paulo cada rodada que uma equipe de crianças entram em quadra para disputar 5 partidas do campeonato Metropolitano ou Estadual o valor de arbitragem custa em torno de 1.200,00 reais ,sendo que um torneio aberto da federação com esses mesmos árbitros e mesários ou ate mesmo outros torneios organizados tbem por estes mesmos árbitros através de suas próprias ligas o valor cai para 400,00 reais as mesmo 5 partidas .
    A federação cobra de cada equipe disputante 1300,00 reais sendo elas próximas de 30 equipes recebendo por semestre próximo de 30.000,00 reais sendo que no final premiam apenas 3 equipes por categoria com medalhas bem simples e ainda cometendo o absurdo de entregar troféus apenas para os dois primeiros colocados .
    Transferências de atletas , inscrição multas pesadas , e ate aluguel do Ginásio eles cobram das equipes finalistas .
    Eu te pergunto qual profissional que consegue patrocínio para bancar esses custos .
    Televisão :
    Você acha que se não fosse por amor ao esporte o Dono da Intelli estaria no Futsal ?
    A equipe gasta uma fortuna , a Wimpro vende ao almoço para jantar e na hora da transmissão são chamadas de Orlandia e Guarulhos.
    Me desculpe Senhor Jornalista mas o problema e bem mais complexo do quab Vaidade e Amadorismo .
    Segue o link com as taxas cobradas pela federação Paulista de Futsal

    http://www.futsalpaulista.com.br/documentos/circular001_13.pdf

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Futsal em Pauta
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates